Notícias

Skylake: conheça todas as diferentes linhas dos novos processadores da Intel

Em 14/09/2015

A Intel apresentou em detalhes a nova geração de processadores Skylake durante a IFA 2015. A primeira onda da sexta geração dos Core i chega em 48 versões diferentes, com novidades para as unidades dedicadas a dispositivos móveis.


A nova arquitetura Skylake estará dividia em quatro famílias, cada uma com um propósito diferente, o que influi nas capacidades de cada processador. Abaixo, você conhece quais são essas famílias e fica por dentro de que tipo de produto deverá contar com os representantes de cada uma delas.

 

Intel aposta pesado em processadores mais econômicos e adaptados para dispositivos móveis (Foto: Divulgação/Intel)

 

 

Skylake-Y


Os processadores dessa linha são dedicados a notebooks e são tão específicos para dispositivos móveis que a Intel decidiu criar toda uma nova nomemclatura para essa linha: em vez de Core i3, i5 e i7, por exemplo, os Skylake-Y serão chamados de Core m3, m5 ou m7. Até o momento, a Intel revelou cinco modelos Y: um Pentium, um Core m3, dois Core m5 e um Core m7.


Com baixa dissipação de energia (apenas 8 watts), esses processadores não precisam de sistemas de refrigeração ativa, o que significa que poderiam ser aplicados em smartphones e tablets.


Além de pouco apetite, os processadores Core m usam todos a mesma GPU HD Graphics 515, com pequenas diferenças de performance em favor do m7. Enquanto ela roda a 850 MHz no m3, pode chegar a 1000 MHz no Core m7. Segundo a Intel, esses processadores são capazes de levar um dispositivo como o iPad Air 2 por até 10 horas de uso.


 

Skylake-U

 

Aumento considerável no rendimento das GPUs embutidas permite Intel garantir suporte a resoluções 4K em seus produtos (Foto: Laura Martins/TechTudo)

 

A letra U denúncia a vocação dessa linha de processadores, voltada para os ultrabooks. Mais poderosos que os processadores Y, também se destacam pelo baixo consumo de energia. São 14 versões diferentes, divididas entre cinco Core i7, seis i5, dois i3 e um Pentium.


Todos os processadores Skylake-U são dual-core, seguindo o padrão usado nos antecessores da arquitetura Broadwell.


Os processadores mais poderosos dessa linha dissipam 28 watts e usam GPU Iris Graphics 550. Contam também com clock em 2.2 GHz, que pode se acelerado até 3.4 GHz, dependendo da versão. As versões menos fortes liberam menos calor e rodam a velocidades que batem a casa dos 3.0 GHz.

 

 

Skylake-H


Os processadores dessa série são dedicados a notebooks mais parrudos para games e workstations. São processadores top de linha no que diz respeito ao poder de processamento, mas que podem deixar a desejar em termos de consumo de energia. As principais versões são Core i7 com quatro núcleos, acompanhados de GPUs HD Graphics 530, com direito a Hyper Threading.


A Intel apresentou esses processadores valorizando o fato de que eles possuem recursos otimizados para o Windows 10, principalmente para tirar partido do uso da assistente Cortana e do Windows Hello.


O que é melhor: notebook, ultrabook, Macbook? Opine no Fórum do TechTudo.


No total, são sete processadores: quatro Core i7 (com velocidade máxima de 3.8 GHz), dois Core i5 quad-core e um Core i3 dual core.


 

Skylake-H (Xeon)


Com a nova arquitetura, a Intel traz para os notebooks e workstations os processadores Xeon, que até então eram mais comuns em servidores. São quatro versões, todas quad-core e com performance bastante semelhante, começando em 2 GHz para o modelo mais fraco e chegando a 2.9 GHz no top de linha.


 

Skylake-S

 

Todos os processadores da arquitetura Skylake são construídos em manufatura de 14 nanômetros (Foto: Divulgação/Intel)

 

 

A linha S de processadores é voltada para os desktops. Com alguns modelos já disponíveis no mercado, ela mistura uma série de produtos, que vão das versões para entusiastas a CPUs convencionais, para os mais variados tipos de consumidor.


No total, foram anunciados 10 modelos. Dos poderosos Core i7 6700K (quatro núcleos e clock começando em 4 GHz), até os modestos Pentium G4400T (dual-core com clock a 2.9 GHz).


Se você está interessado em montar um novo computador, e cogita processadores de última geração da Intel, você terá que optar por algum dos produtos dessa linha.

 

Fonte: techtudo