Notícias

Tudo que você precisa saber sobre as ondas gravitacionais

Em 11/02/2016

Cientistas anunciaram hoje a detecção de ondas gravitacionais. O fenômeno havia sido previsto pelo físico Albert Einstein na sua Teoria da Relatividade Geral, há mais de um século.
A descoberta é de grande importância para o mundo da astrofísica. Os cientistas disseram que a detecção foi feita no dia 14 de setembro.
Veja abaixo o que exatamente são as ondas gravitacionais o que muda com essa descoberta.

O que são as ondas gravitacionais?
Ondas gravitacionais são ondulações no espaço-tempo. De acordo com a Teoria Geral da Relatividade, uma colisão colossal ou explosões estelares irradiam energia o suficiente para que essas ondulações fujam na velocidade da luz pelo universo.

Elas foram descobertas?
Sim. Apesar de previstas por Einstein, a existência das ondas gravitacionais ainda não havia sido provada. Hoje, cientistas do Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferômetro Laser (LIGO) afirmaram que, pela primeira vez na história, elas foram detectadas.

Por que isso é importante?
As ondas gravitacionais seriam uma forma a mais de observar e procurar respostas sobre o universo. A analogia que se faz é que até hoje, cientistas podiam observar o espaço apenas. Com as ondas gravitacionais, os cientistas ganham ouvidos também.
Muitas perguntas podem ganhar novas respostas com os estudos envolvendo as ondas gravitacionais. Questões sobre o momento da criação podem ganhar novos olhares. Ou sobre a evolução do universo.
O físico Stephen Hawking afirmou que a descoberta abre uma porta para “uma nova forma de olhar o universo”.
"Podemos esperar ver buracos negros ao longo da história do universo. Poderíamos inclusive ver os vestígios do universo primordial, durante o Big Bang, graças às ondas gravitacionais", disse Hawking.
Estima-se que 90% do universo é formado por matéria escura. Com as ondulações gravitacionais, cientistas poderão estuda-la com mais detalhes.

O que pode gerar ondas gravitacionais?
Colisões de buracos negros e explosões de estrelas (supernovas) são capazes de gerar as ondulações. Outro exemplo, importante para os cientistas, é o Big Bang.
As ondas descobertas pelo LIGO foram geradas pela colisão e união de dois buracos negros que aconteceu há mais de um bilhão de anos.

O que é LIGO?
É a sigla em inglês de Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferômetro Laser. Foi esse projeto de pesquisa que foi capaz de detectar as ondas gravitacionais. Eles usam duas estruturas gigantes nos Estados Unidos como detectores. Uma em Washington (na foto acima) e outra em Louisiana—a distância serve para tirar a dúvida se um sinal foi falso gerado por perto.

Os cientistas vão ganhar um Nobel?
Talvez. A desoberta é muito importante e dá visibilidade ao grupo que trabalhou nela. O diretor do Instituto Max Planck de Física de Hannover, na Alemanha, afirmou que a descoberta "tem potencial de Nobel, não há dúvida disso".