Notícias

IBM avança em design de chip e aproxima computação quântica da realidade

Em 15/05/2015

Pesquisadores criaram um projeto de circuito de bit quântico capaz de ser escalado para dimensões muito mais amplas
 

Cientistas da IBM afirmaram que fizeram avanços importantes nos esforços para construir um computador quântico. “É uma evolução crítica”, comentou Jay Gambetta, líder da divisão de computação quântica da Big Blue. “Esse campo está se tornando competitivo, mas podemos dizer que é uma corrida que acaba de começar. Cada pequeno passo em nossa jornada é importante”, classificou.


O executivo revelou que os pesquisadores criaram um projeto de circuito de bit quântico capaz de ser escalado para dimensões muito mais amplas. O desenho bidimensional também ajudaria os pesquisadores a entender formas de detectar e medir erros.


A computação quântica é um processo frágil e pode ser facilmente jogado fora devido a questões como vibração, luminosidade e variações de temperatura. Devido a complexidade e sensibilidade envolvida no conceito, cientistas precisam ser capazes de detectar falhas a fim de descobrir onde e porquê elas acontecem a fim de prevenir sua recorrência.

De acordo com a IBM, esse foi o primeiro passo nesse sentido.  “Conseguimos ver onde os erros estão ocorrendo”, comentou Gambetta. “Tornando o quadrado [desenho do circuito] maior, é possivel ampliar o número de informações passíveis de serem vistas e corrigí-las”.


A computação quântica é encarada como o próximo grande passo do avanço computacional pelos avanços que seria capaz de proporcionar. A expectativa é que essas máquinas sejam capazes de responder questões que equipamentos tradicionais não conseguiriam ou levariam anos para resolver.


Há um ano, a D-Wave Systems Inc, anunciou que estaria construíndo sistemas quânticos. Segundo a empresa, a Nasa, o Google e a Lockheed Martin testariam esses aparelhos.  Muitos físicos e cientístas duvidam dessa informação.

Fonte: http://computerworld.com.br