Notícias

Brasil: Potência Global em Serviços de Tecnologia da Informação

Em 04/03/2024

O Brasil está se consolidando como uma potência global no mercado de serviços de Tecnologia da Informação (TI), e os números são impressionantes. Segundo a TGT ISG, em 2023, das 409 empresas avaliadas nos relatórios ISG Provider Lens™, 266 são nacionais. Mais ainda, entre as líderes do setor, 47% são empresas brasileiras, o que evidencia o destaque do mercado nacional de fornecedores de tecnologia em escala global.

A ascensão das empresas brasileiras de TI é especialmente notável em segmentos-chave, como Healthcare Solutions & Services. Com a crescente introdução de tecnologia nos serviços de saúde, abrangendo áreas como prontuário digital e serviços digitais associados aos cuidados médicos e hospitalares, o Brasil desponta como um polo de interesse e investimento nesse setor vital.

Outro campo em alta é o da Inteligência Artificial (IA) generativa. Em 2023, a TGT ISG observou um aumento significativo de projetos pilotos e iniciativas relacionadas à IA generativa, com os CIOs demonstrando preocupação em compreender o impacto dessa tecnologia nas empresas. Agora, com soluções mais maduras disponíveis, a empresa pretende aprofundar seus estudos nessa área promissora para o relatório de 2024.

O ano de 2023 também marcou a inclusão de novos estudos sobre os mercados de supply chain, digital banking e ESG (Environmental, Social and Governance) nos relatórios da TGT ISG. Essa ampliação reflete a expansão dos temas em tecnologia e o interesse crescente das empresas globais de serviços no mercado brasileiro.

Para 2024, a TGT ISG planeja aumentar ainda mais sua atuação, com previsão de lançar 22 relatórios por ano e expandir seus estudos para novos mercados, como o do México. Além disso, a empresa está focada em aumentar o faturamento com pesquisas em 22%, investindo em talentos, infraestrutura e sistemas para manter sua posição de liderança e expertise no mercado brasileiro de tecnologia.

Nesse contexto de excelência e crescimento, a parceria com empresas especializadas, como a Wintronic, torna-se essencial. Com sua vasta experiência em eletrônica, microeletrônica e distribuição de componentes tecnológicos, a Wintronic desempenha um papel fundamental no suporte às empresas brasileiras de TI, fornecendo soluções e serviços de alta qualidade para impulsionar sua competitividade e inovação.

Assim, enquanto o mercado brasileiro de tecnologia continua a se destacar globalmente, a parceria entre empresas como a Wintronic e os líderes do setor de TI contribui para fortalecer ainda mais o ecossistema de inovação e crescimento do país, solidificando sua posição como uma potência global em serviços de Tecnologia da Informação.