Notícias

Inteligência Artificial revoluciona o diagnóstico de doenças raras

Em 18/04/2023

A Inteligência Artificial (IA) vem sendo cada vez mais aplicada em diversas áreas, e agora está revolucionando a forma como doenças raras são diagnosticadas. Uma equipe de pesquisadores do Hospital de Toronto, no Canadá, desenvolveu um algoritmo de IA capaz de identificar doenças raras com precisão de 94%.

O algoritmo foi treinado com milhares de casos clínicos e informações de bancos de dados médicos, que permitiram que a IA aprendesse a identificar os sintomas de diferentes doenças raras. A precisão do algoritmo superou a de especialistas humanos em mais de 20%, tornando-o uma ferramenta valiosa para ajudar médicos a diagnosticar doenças raras mais rapidamente.

Doenças raras são aquelas que afetam menos de 5 pessoas em cada 10.000 indivíduos, mas em conjunto, elas afetam cerca de 400 milhões de pessoas em todo o mundo. O diagnóstico dessas doenças pode ser muito desafiador, já que muitas vezes os sintomas são pouco conhecidos ou difíceis de identificar.

A IA pode ajudar a preencher essa lacuna de conhecimento e a acelerar o diagnóstico de doenças raras. O algoritmo desenvolvido pelos pesquisadores canadenses pode ajudar médicos a identificar com mais rapidez e precisão as doenças raras, permitindo que os pacientes recebam tratamento mais cedo e tenham melhores resultados.

Além disso, o uso de IA no diagnóstico de doenças raras pode ajudar a reduzir os custos de saúde, já que muitas vezes os pacientes passam por vários médicos e especialistas antes de serem diagnosticados corretamente.

Embora a IA ainda esteja em seus estágios iniciais de aplicação na área da saúde, os resultados promissores deste estudo sugerem que a IA pode ter um papel importante no diagnóstico de doenças raras e no aprimoramento da qualidade de vida dos pacientes afetados por elas.