Notícias

Empresas Brasileiras que Deixaram sua Marca na História da Tecnologia

Em 03/10/2023

O Brasil é conhecido por suas peculiaridades, e sua história na indústria de tecnologia não é diferente. Desde os primeiros passos na computação até a busca por tecnologia nacional, diversas empresas brasileiras deixaram uma marca indelével no desenvolvimento tecnológico do país. Vamos relembrar a história de algumas dessas empresas que desempenharam papéis fundamentais nesse cenário.

 

Os Primórdios da Informática Brasileira:

A história da informática no Brasil começou na década de 50, quando o "Computador Automático Universal", ou Univac 120, foi instalado no país em 1957. Essa máquina pioneira, fabricada pelo grupo norte-americano Remington Rand, foi adquirida pela prefeitura de São Paulo e utilizada para modernizar os cálculos do Departamento de Águas e Esgotos (DAE).

 

O Movimento em Direção à Produção Nacional:

Nas décadas seguintes, mais computadores seriam importados, mas a década de 70 marcou o início de um movimento para incentivar a produção nacional de microcomputadores durante a ditadura militar. Em 1984, a Lei Federal nº 7.232 instituiu a Reserva de Mercado de Informática, oficializando a prioridade para empresas de capital nacional em diversos segmentos, incluindo o de softwares.

 

O Impacto da Reserva de Mercado:

Embora a reserva de mercado tenha enfrentado desafios na geração de tecnologia, ela teve um impacto positivo em outros aspectos. Um deles foi o desenvolvimento de mão de obra técnica de alto nível, que seria fundamental para o setor empresarial do país, especialmente o bancário.

 

COBRA: Pioneira na Produção Nacional:

A COBRA, fundada em 1974, foi a primeira empresa brasileira a desenvolver, fabricar e comercializar computadores no país. Ela foi resultado de uma parceria entre a EE Eletrônica, a fabricante inglesa Ferranti e o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDE). A COBRA contribuiu significativamente para o mercado de tecnologia nacional.

 

Scopus: Uma Jornada na Tecnologia Brasileira:

A Scopus Tecnologia, criada nos anos 70, também teve um papel importante no desenvolvimento tecnológico do Brasil. Começando como uma empresa de serviços e manutenção de computadores, ela expandiu sua atuação para o mercado de TI, incluindo o suporte técnico e o desenvolvimento de sistemas.

 

Itautec: Modernização e Diversificação:

A Itautec, fundada em 1979, teve sua origem na necessidade de modernização do Banco Itaú. Ela não apenas contribuiu para a informatização bancária, mas também diversificou seus negócios, produzindo eletrônicos de consumo e tecnologia para o mercado corporativo.

 

CCE: Uma Longa Jornada na Eletrônica:

A Comércio de Componentes Eletrônicos (CCE), fundada em 1964, começou como uma importadora e, posteriormente, entrou na fabricação de produtos eletrônicos, incluindo computadores pessoais. Após uma aquisição pela Lenovo e uma subsequente reversão de controle, a CCE continuou a contribuir para o mercado brasileiro.

 

Microdigital Eletrônica: Um Breve Brilho na Informática Nacional:

A Microdigital Eletrônica, fundada em 1981, produziu microcomputadores adaptados da fabricante inglesa Sinclair e teve um impacto significativo no mercado de computadores nacionais. No entanto, com a abertura da economia brasileira nos anos 90, a empresa encerrou suas atividades em 1992.

 

Prológica - Uma História de Desenvolvimento e Desafios:

A Prológica, fundada em 1976, inicialmente lidou com máquinas de contabilidade eletrônicas e posteriormente se aventurou na indústria da informática. Produziu microcomputadores e teve uma disputa com a Microsoft Corporation por conta do SO 16. Com a abertura do mercado brasileiro, a empresa descontinuou seus negócios em meados dos anos 90.

 

Wintronic: Acompanhando a Evolução Tecnológica:

À medida que relembramos a história dessas empresas que contribuíram para a tecnologia brasileira, é importante notar como a indústria de tecnologia continua a evoluir. Hoje, a Wintronic está na vanguarda dessas transformações, oferecendo uma ampla gama de produtos e soluções tecnológicas de ponta. Seja você um entusiasta de longa data ou um usuário casual da tecnologia, a Wintronic tem algo a oferecer para todos. Explore suas inovações e esteja à frente das tendências tecnológicas. Entre em contato conosco e faça parte dessa emocionante jornada tecnológica!