Notícias

Explorando o Futuro: As 10 Tendências Tecnológicas em Destaque para 2024

Em 21/11/2023

O Gartner IT Symposium/Xpo em Orlando, Flórida, revelou insights cruciais para o panorama tecnológico de 2024. O "Top Strategic Tecnology Trends 2024", uma compilação cuidadosa das 10 principais tendências, oferece às organizações uma visão privilegiada do que está por vir.

 

 

Em um cenário de rápidas mudanças e incertezas socioeconômicas, os líderes de TI são chamados a agir com ousadia para aumentar a resiliência estratégica. Bart Willemsen, vice-presidente analista do Gartner, destaca a importância de investimentos tecnológicos para sustentar o sucesso em meio a desafios.

 

A Inteligência Artificial (IA), em especial a IA generativa (GenAI), emerge como uma protagonista. Até 2026, estima-se que 80% das empresas terão aplicativos e modelos GenAI em produção, uma ascensão notável dos 5% registrados no início de 2024.

 

Outra tendência crítica é a Gestão de Confiança, Risco e Segurança da IA (TriSM), visando estabelecer uma barreira protetora contra efeitos indesejados da IA que possam sair do controle.

 

O Desenvolvimento Aumentado de IA destaca a colaboração entre tecnologia, como GenAI e aprendizado de máquina, para auxiliar engenheiros de software. Paralelamente, as Aplicações Inteligentes adaptam a IA aos casos de uso específicos das organizações.

 

O Gartner também identifica a Força de Trabalho Conectada Aumentada (ACWF), uma estratégia para otimizar o valor derivado dos trabalhadores humanos. O Gerenciamento Contínuo de Exposição a Ameaças (CTEM) surge como uma resposta proativa aos desafios de segurança.

 

Clientes-Máquina, também conhecidos como Custobots, são negociadores automatizados que prometem transações eficientes. Prevê-se que até 2028, esses agentes automáticos movimentarão 15 bilhões de produtos.

 

Tecnologia Sustentável assume destaque, prevendo impactar a remuneração de 25% dos CIOs até 2027. A Engenharia de Plataforma visa otimizar camadas internas das organizações para suportar usuários de maneira mais eficaz.

 

Plataformas Industriais em Nuvem (ICPs) devem abranger 70% das empresas até 2027, uma ascensão notável dos 15% em 2023.

 

Em sintonia com essas tendências, a Wintronic destaca-se como uma protagonista comprometida com a transformação digital responsável. Ao abraçar a evolução tecnológica, a Wintronic se posiciona como uma parceira estratégica para aqueles que buscam navegar no futuro da tecnologia com ousadia e resiliência. Entre em contato conosco e embarque nesta jornada rumo à inovação sustentável.