Notícias

Tamanhos de Placas-Mãe

Em 22/11/2022

Depois de escolher sua placa de vídeo e processador, a placa-mãe é o próximo passo na hora de montar um computador para trabalhar, estudar ou jogar.

Na hora de escolher sua placa-mãe, é preciso levar em consideração que uso aquele computador terá. Se estivermos falando de uso casual, ou seja, para games, estudo ou trabalho mais simples, a placa mãe não precisa ter diversas conexões USB, DisplayPort, HDMI, e até mesmo inúmeros slots PCI e de memória RAM.

Por outro lado, se o seu intuito é um uso mais profissional, como criador de conteúdo, designer, etc, é interessante ter mais slots PCI para inserir SSDs, placas de vídeo, placas de áudio ou de captura; mais encaixes de memória RAM para melhorar a fluidez do sistema. Também tenha em mente que a geração dessas conexões muda constantemente. Uma placa mais recente terá HDMI 2.1, USB Tipo-A 3.2 Gen 2x3, e assim sucessivamente.

Os tamanhos de placas-mãe andam de mãos dadas com o tamanho dos gabinetes. Em geral, uma mesma placa pode ter variantes com tamanhos distintos, mudando, geralmente, apenas fatores como quantidade de conexões, slots, etc. Lembre-se: a sua placa-mãe deve ter o mesmo tamanho das especificações do gabinete. Confira:

Mini-ITX: Com 17x17 centímetros, é o menor tamanho utilizado no mercado doméstico. É ideal para montagens mais minimalistas em gabinetes bem pequenos, para ocupar pouco espaço sobre a mesa. Tem a menor quantidade de conexões, e geralmente é mais cara.
MicroATX (mATX): Um pouco maior que a anterior. Ainda tem poucas conexões, mas apresenta um bom custo x benefício ao consumidor. Mede 24 x 24 cm.
ATX: É o tamanho padrão de uma placa-mãe, indicado para gabinetes do tipo Mid-Tower ou Full Tower. São modelos bem completos e que quase sempre possuem a melhor construção.
EATX: Um dos maiores formatos disponíveis, mas que não são tão comuns de encontrar no varejo. Indicado para entusiastas e profissionais.

Fonte: https://www.tecmundo.com.br/