Notícias

O que é SSD?

Em 24/01/2023

O SSD é um dispositivo de armazenamento para computadores e notebooks mais rápido do que os tradicionais discos rígidos, também chamados de HDD. 

O SSD é a sigla em inglês para unidade em estado sólido (Solid State Drive). Ele serve para armazenar dados permanentes na memória, ou seja, que não são perdidos nem mesmo quando a energia é desligada — ao contrário do que acontece com a memória RAM.

Seu funcionamento é feito por meio de memórias flash NAND, tecnologia semelhante à encontrada em cartões SD e pen drives. Em seu interior se encontram os chips de memória interligados (onde são armazenados os dados), e um controlador de memória (que executa as principais funções do drive, como um miniprocessador). Dentre essas funções está o controle da memória cache, que aumenta a velocidade de leitura e gravação de dados, e o mapeamento de setores defeituosos e de correção de erros, que evitam que dados sejam corrompidos.

Por não possuir partes móveis e mecânicas como os discos rígidos tradicionais (também chamados de HDD), o SSD pode ser encontrado nos mais variados tamanhos e formatos para atender aos mais diversos públicos.

Atualmente, há três tipos de SSD no mercado: o SATA de 2,5 polegadas, o M.2 e o AIC. O primeiro tem o tamanho igual ao de um HDD de 2,5 polegadas e usa a mesma conexão SATA. Este tipo é ideal para quem tem computadores mais antigos e pretende fazer o upgrade para um SSD, já que basta apenas tirar um e colocar o outro no lugar. A única desvantagem é que ele é relativamente mais lento que as outras opções, com uma velocidade máxima de 550 MB/s.

Já o tipo M.2 utiliza um slot específico da placa-mãe. Há três padrões para SSD M.2: o M.2 SATA (que tem o mesmo limite de velocidade do SATA 2,5), o NVMe (cuja velocidade pode chegar a 6.500 MB/s) e o PCIe sem suporte ao NVMe. Todos têm formato idêntico, então é importante sempre conferir as especificações técnicas para não comprar errado. Além disso, para usufruir de um M.2 NVMe, sua placa-mãe precisa ser compatível com a interface.

Há ainda um outro tipo de SSD, o AIC (sigla para Add In Card). Ele utiliza a conexão PCIe x16 — a mesma usada por placas de vídeo dedicadas — e consegue alcançar velocidades de até 15.000 MB/s. Não por acaso, este tipo de SSD possui dissipadores e ventoinhas para evitar superaquecimento. O AIC é voltado sobretudo para entusiastas e para empresas, já que seu preço é bem mais alto do que dos outros tipos, e está disponível apenas para desktops.

Fonte: https://www.techtudo.com.br/